Ao lado do sonho de ser astronauta, o de ser médico continua sendo o desejo de muitas crianças. É claro que as duas carreiras exigem esforço e muita dedicação, porém o interesse despertado pela Medicina rompe a barreira dos 12 anos, “invade” a adolescência e permanece na cabeça de muitos jovens antes, durante e depois do vestibular. O fascínio pela cura é algo milenar e vem provocando a habilidade do homem em pesquisar e usar o seu intelecto a favor da saúde do próximo. Confira o que você pode esperar dessa carreira.
1) DEFINIÇÃO
Medicina é a ciência que tem por missão trabalhar na identificação, cura e prevenção de doenças. O médico é responsável pela investigação e busca da solução dos problemas relacionados à saúde do homem e, claro, ao seu bem-estar.
2) O CURSO
O curso é integral, as aulas ocorrem pela manhã e à tarde. À noite, é necessário estudar em casa. É preciso gostar de estudar e se dedicar para valer, afinal, os Bacharéis em Medicina, vão cuidar de momentos difíceis da vida de inúmeras pessoas. Nos dois primeiros anos, o aluno aprende matérias básicas, como anatomia e patologia, fisiopatologia dos sinais e sintomas das doenças, entre outras. Boa parte das instituições de ensino oferece disciplinas práticas no início do curso para que o aluno vá se familiarizando com as atividades. Lidar com pacientes só a partir do terceiro ano, nas disciplinas profissionalizantes e no treinamento em atendimento. Além das aulas teóricas, os alunos vivenciam a prática médica nos Hospitais Universitários. Nas universidades públicas do Rio de Janeiro, temos:
UFRJ – Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (Hospital do Fundão)
UERJ – Hospital Universitário Pedro Ernesto
UFF – Hospital Universitário Antônio Pedro
UNIRIO – Hospital Universitário Gafreé e Guinle
3) MERCADO DE TRABALHO
O mercado de trabalho do médico recém-formado é amplo. Geralmente, ele passa por serviços de emergência e clínicas particulares, ou enfrenta a residência médica, que funciona como uma especialização. Um aluno que deseja ser cirurgião geral, por exemplo, faz os seis anos de Medicina, o que lhe confere o título de Médico e, em seguida, deve fazer Residência em Cirurgia Geral.
E qual seria o papel do médico na sociedade? Como o médico pode atuar depois de formado?
Após concluir a graduação, o médico pode se especializar e atuar em diversos segmentos. Além de ter um consultório e trabalhar em clínicas e hospitais é possível atuar de outras formas:
a) na pesquisa em laboratórios, onde trabalham para desenvolver novos métodos de diagnóstico, novas terapias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Um exemplo muito atual é a pesquisa com células-tronco, que estão ficando cada vez mais famosas. Essas células são interessantes porque têm a capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano. Para os pesquisadores, à medida que os estudos avançam, podemos esperar que, no futuro, as células-tronco possam ser empregadas no
tratamento de diversas doenças como, por exemplo, Doença de Alzheimer, leucemia, Doença de Parkinson, diabetes e doenças do coração.
b) a pesquisa em nanotecnologia tem se mostrado promissora na terapia para diferentes doenças. É um campo científico que envolve o conhecimento de várias disciplinas que tem avançado rapidamente nos últimos anos, encontrando aplicações nas mais diversas áreas. O princípio dessa nova ciência é que os materiais na escala nanométrica podem apresentar propriedades químicas, físico-químicas e comportamentais diferentes daquelas apresentadas em escalas maiores. Essas propriedades dos nanomateriais já estão sendo exploradas industrialmente com a fabricação de novos cosméticos e medicamentos. Com os avanços, cientistas da Universidade da Califórnia já descobriram, por exemplo, uma maneira de alterar o sistema imunológico para que o organismo fique mais “alerta” e combata o câncer. Eles utilizaram uma proteína para estimular o sistema imune. O mais fantástico é o mecanismo desenvolvido para levar a proteína ao alvo. Ela é levada no interior de um minúsculo recipiente, construído com nanotecnologia, que é depositado diretamente sobre o tumor, aproveitando as defesas naturais do organismo para combater o crescimento da doença. Os
testes foram feitos com câncer de pulmão, mas são promissores para outros tipos de tumor.
c) Medicina de Família: é uma especialidade médica que considera o paciente um ser biopsicosocial, que não deve ser considerado somente um conjunto de sinais e sintomas para diagnosticarmos e tratarmos a sua patologia. Na verdade, esses profissionais levam em consideração o paciente e suas relações, como o seu papel na família, a sua inserção no mercado de trabalho e na sua comunidade. Dessa forma, há um vínculo do médico com seus pacientes e, em muitos casos, antes mesmo deles adoecerem, o profissional pode atuar. Dessa forma, nessa especialidade os médicos estão em uma posição privilegiada para fazer promoção de saúde, prevenção de doenças, diagnóstico precoce e o tratamento de doenças que façam parte de sua capacidade clínica.
d) Medicina do Trabalho: esse profissional médico ganha extrema importância na proteção da saúde do trabalhador. O médico do trabalho irá atua em empresas privadas ou públicas, avaliando os trabalhadores, planejando ações que visam diminuir os danos causados ao trabalhador em suas atividades laborais.
e) os profissionais médicos também podem atuar no planejamento e gestão da saúde em esfera municipal, estadual e federal, como secretários ou colaboradores para definirem metas e estabelecer saúde digna aos cidadãos.
O mercado de trabalho hoje mostra uma carência significativa de bons clínicos gerais, pediatras e de geriatras. Vamos conhecer um pouco mais da pediatria e geriatria?
Na pediatria, o médico terá uma formação clínica e vai se especializar na assistência à criança e ao adolescente. Da mesma forma, vai atuar nos aspectos preventivos, curativos e na pesquisa. O papel do pediatra sofreu algumas alterações com o passar do tempo e agora ele passa a cuidar do bebê até antes do nascimento. É um profissional que faz assistência prénatal, deve orientar e participar de aconselhamento genético. No Brasil, há uma carência
importante desse tipo de profissional. É importante frisar, que o pediatra deve ter um cuidado muito especial com a criança, a mãe e os familiares, que ficam muito abalados com qualquer enfermidade dos seus filhos.
A medicina vem avançando e acompanhando o desenvolvimento de novas tecnologias que, em um curto prazo, melhoraram e aumentaram a expectativa de vida no Brasil e no mundo. Isso é muito bom, porque viver mais e melhor é um desejo de todos, não é? Assim, precisamos de profissionais médicos especializados e interessados em entender, estudar e
cuidar do paciente em processo de envelhecimento. É um ramo muito interessante e que depende de saber ouvir, se disponibilizar a cuidar bem, tratar de quem envelhece, e esse é o nobre papel do geriatra.
4) INSTITUIÇÕES
Públicas: No estado do Rio de Janeiro, o vestibular para Medicina sempre teve muita concorrência para todas as instituições públicas. As quatro que oferecem o curso são UFRJ, UERJ, UNIRIO e UFF.
Particulares: Universidade Gama Filho, Estácio de Sá, Souza Marques, Unigranrio. Para passar no vestibular de Medicina, o aluno deve estar bem preparado em todas as disciplinas e ter uma dedicação especial às suas matérias específicas. Na UERJ, por exemplo, são cobradas, na parte específica para o curso, as disciplinas de Biologia, Química e Português Instrumental com Redação.
Temos a certeza de que, se esse for o seu sonho, você deve agarrá-lo, ser focado e lembrar que a realização pessoal, após esse período de dedicação, é plena. Não tenha medo, você vai estudar bastante, mas para que haja tempo de estar com a família, praticar um esporte e sair de vez em quando, terá que ser bastante disciplinado.
Não é possível abordar em detalhes, neste texto, todas as especialidades médicas, mas acredite, se o fato de ser médico mexe realmente com você, faça todo esforço possível para abraçar a carreira para toda a sua vida.
Os fluxogramas a seguir são do curso da UERJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário