Você sabe o que faz um administrador? Bem, talvez você tenha uma ideia pelo que o próprio nome sugere. Ele organiza pessoas, tarefas, recursos financeiros e gerencia o dia a dia de um empreendimento.
Ele é “o cara” dentro de uma empresa, seja ela grande, ou pequena. Ele não só organiza coisas, como é responsável pelo planejamento, controle, coordenação e execução de todas as tarefas que dão ordem a um negócio. É o administrador quem cuida da equipe de uma empresa, selecionando pessoal, avaliando admissões e demissões de funcionário, buscando as melhores soluções para empresa e funcionários na construção de planos de carreiras justos e motivadores para todos. É o administrador, ainda, quem controla a compra e o estoque de materiais-primas ou demais materiais indispensáveis para uma empresa (desde o pó para o cafezinho do escritório até os produtos relacionados diretamente com o ramo de atuação da empresa). E aí, deu pra ter uma pequena noção? Agora pense nas empresas que você conhece (McDonald’s, por exemplo) e tente imaginá-las sem uma boa administração, seria um verdadeiro caos.
Vamos entender melhor na sequência deste texto porque os profissionais de administração são tão importantes em nossa sociedade.
1- Definição:
Administração consiste na gestão sistemática de uma organização (micro e grandes empresas e instituições várias), fazendo uso de técnicas especializadas para alcançar os objetivos da atividade em questão da maneira mais eficaz e com ética e responsabilidade socioambiental. Essa é uma definição possível, mas em outras palavras, como diria o consultor administrativo Peter Drucker, o austríaco que foi considerado o pai da Administração Moderna, “administrar é manter as organizações coesas, fazendo-as funcionar”. Fazer tudo funcionar, é, portanto, o papel do administrador. E que grande responsabilidade!
Por isso, você que está decidindo agora o seu futuro profissional precisa considerar muito bem quais serão os desafios desta carreira para você e quais são as suas habilidades que vão lhe ajudar a desempenhar melhor o papel de administrador.
Neste sentido, é importante saber quais são as habilidades consideradas mais essenciais no perfil de bom administrador. Na opinião de um professor de Teoria Administrativas, uma das disciplinas básicas do curso de Administração (Tomamos como referência o fluxograma da UERJ), as “capacidades” mais desejadas pelas organizações são:
[...] Capacidade de identificar prioridades;
Capacidade de operacionalizar ideias;
Capacidade de delegar funções;
Habilidade para identificar oportunidades;
Capacidade de comunicação, redação e criatividade;
Capacidade de trabalho em equipe;
Capacidade de liderança;
Disposição para correr riscos e responsabilidade;
Facilidade de relacionamento interpessoal;
Domínio de métodos e técnicas de trabalho;
Capacidade de adaptar-se a normas e procedimentos;
Capacidade de estabelecer e consolidar relações;
Capacidade de subordinar-se e obedecer à autoridade.”
.
Considerando estas “capacidades”, sugerimos que você se pergunte o quanto se sente apto e o quanto está disposto a trabalhar segundo estas demandas por vários anos da sua vida. Perceba que são características desafiadoras e que é somente vencendo estes desafios diariamente que você poderá crescer profissionalmente. Dentre estas características, talvez uma das mais badaladas no mundo corporativo de hoje, sempre estampada nas ofertas de vagas para os cargos administrativos é a facilidade no relacionamento interpessoal. Então, uma das mais importantes perguntas é: você está pronto para trabalhar em equipe? Liderar e ser liderado? Resolver conflitos? Se, por exemplo, nos trabalhos escolares você era o(a) chefe do grupo, organizava a divisão de tarefas e, na iminência de um problema entre os colegas, você se sentia confortável para intervir e resolver o conflito da maneira menos traumática para o grupo, talvez você possa se interessar por esta carreira.
Quando falamos, no início, sobre a importância dos administradores na nossa sociedade, fazíamos referência às várias atividades que eles desenvolvem em nosso cotidiano nos mais variados setores - desde hospitais, fábricas e escolas a ONGs, empresas do setor público, privado e mesmo aquelas dedicadas ao ecommerce (comércio pela internet) – e que fazem estas organizações funcionarem sem problemas. É um trabalho que exige alta concentração, mas também criatividade e inovação para sair de situações problemáticas ou de crise, liderança e raciocínio lógico. E aí, você está preparado para encarar este desafio de maneira bem disposta? Pense bem para não se tornar um profissional rabugento e infeliz como o Mr. Burns dos Simpsons.
Um dos precursores da Administração Moderna, ao lado do já citado Peter Drucker, foi o norteamericano Frederick Winslow Taylor, responsável pela criação da Administração Científica, que a partir do estudo entre o tempo e o movimento nas fábricas, possibilitou aumentar sua produtividade. Pergunte ao seu professor de Geografia e de História sobre os desdobramentos dos estudos de Taylor nos processos produtivos desde o início do século XX, afinal o Taylorismo também é um conteúdo importante para você, vestibulando! Informe-se e descubra mais sobre esta história e as origens desta profissão.
2 – O curso:
Segundo o Guia do Estudante da Ed. Abril:
"Uma resolução do MEC, que passou a vigorar em 2007, estabeleceu que as linhas de formação específicas nas diversas áreas de Administração não podem constituir uma extensão ao nome do curso. Isso significa que as várias ênfases ou habilitações de Administração, como administração financeira ou de recursos humanos, devem constar apenas no projeto pedagógico do curso. Em geral, os dois primeiros anos são ocupados com disciplinas básicas, como matemática, estatística, direito, sociologia, contabilidade e informática. No terceiro começam as matérias específicas, como logística, finanças, marketing e recursos humanos.
O dia a dia do curso não se limita às aulas expositivas. O aluno cria e analisa casos fictícios e apresenta seminários. Algumas escolas exigem uma monografia de conclusão de curso, além do estágio supervisionado."
Anexamos a este texto o fluxograma do bacharelado em Administração oferecido pela UERJ, nele você poderá observar as disciplinas divididas por períodos e ter uma noção de como serão os seus quatro anos de estudos. Deve-se fazer atenção que este é um curso que requer do candidato, tanto habilidades relacionadas à Área de Exatas, como “Matemática Aplicada a Negócios” ou “Estatística Aplicada a Negócios”, como disciplinas menos objetivas, que se aproximariam mais da área de Humanas, como “Legislação Social”, “Gestão de Recursos Humanos” ou mesmo “Gestão de Marketing”.
3 – Áreas de Atuação Profissional:
De acordo com o Conselho Federal de Administração (CFA), as principais áreas são finanças, marketing, mercadologia, recursos humanos, orçamento, relações industriais, administração de material e de produção e organização e métodos e programas de trabalho. Veja abaixo a listagem oferecida pelo Guia do Estudante da Ed. Abril3:
Administração de empresas
Cuidar de todas as operações de uma empresa, desde a organização de seus recursos humanos, mercadológicos, materiais e financeiros até o desenvolvimento de estratégias de mercado.
Administração esportiva
Gerenciar times e equipes, promover competições e cuidar do marketing esportivo de uma associação. Em órgãos oficiais, definir políticas para o esporte.
Administração financeira
Organizar e coordenar as atividades financeiras de um estabelecimento, lidando com patrimônio, capital de giro, análise de orçamentos e fluxo de caixa.
Administração hoteleira
Gerenciar hotéis, flats, pousadas e parques temáticos. Supervisionar o funcionamento do estabelecimento, seus serviços, sua manutenção, as reservas e a limpeza.
Administração hospitalar
Gerenciar hospitais, prontossocorros e empresas de convênio médico ou segurosaúde.
Administração de produção
Supervisionar o processo produtivo em indústrias, da análise, aquisição e estocagem da matéria-prima à qualidade e distribuição do produto final.
Administração pública
Planejar, promover e gerenciar instituições públicas.
Administração de recursos humanos
Cuidar das relações entre funcionários e empresa, coordenando a seleção e a admissão, os planos de carreira e de salários, os programas de incentivo, de treinamento e de capacitação da mão de obra.
Administração rural
Dirigir empresas rurais e agroindustriais, controlando o processo de produção, a distribuição e a comercialização de produtos.
Administração do terceiro setor
Planejar e coordenar as operações de ONGs, gerindo a captação de recursos e sua aplicação em projetos ambientais, educacionais, profissionalizantes ou comunitários.
Auditoria
Acompanhar a análise e os exames de documentos dos diversos setores de uma empresa ou organização.
Comércio exterior
Administrar e planejar negociações de compra e venda com empresas do exterior.
Controladoria
Planejar e gerenciar o orçamento de uma empresa, fazendo o controle dos custos e a auditoria interna.
Empreendedorismo
Definir as estratégias de criação e direção de um negócio, avaliando as oportunidades, a concorrência e a gestão de recursos humanos.
Gestão ambiental
Planejar, desenvolver e executar projetos para a preservação do meio ambiente.
Gestão de qualidade
Otimizar os processos industriais e de venda ou compra de serviços ou mercadorias. Coordenar programas que melhorem a qualidade de vida de funcionários e clientes.
Logística
Implantar e administrar o fluxo produtivo de uma empresa, da compra e estocagem da matéria-prima à distribuição da mercadoria nos pontos de venda.
Marketing
Definir as estratégias de atuação de uma empresa, estudar as necessidades dos clientes, desenvolver produtos e serviços para atendê-los e planejar as vendas.
Peritagem
Elaborar exames periciais em assuntos relacionados ao dia a dia de uma empresa, como na administração financeira ou de recursos humanos.
Sistemas de informação
Gerenciar os sistemas de tecnologia de informação em uma empresa, atualizando seus equipamentos e programas necessários ao negócio.
Sobre o mercado de trabalho, que deve ser levado em consideração na hora de escolher sua carreira, uma informação importante é a de que Administração é um dos cursos mais procurados do Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, em 2004 a procura pelo curso superava a de Medicina. Contudo, isto não deve assustar os entusiastas, pois, como vimos acima as possibilidades de trabalho nas várias áreas de atuação são muitas Vale destacar que no Rio de Janeiro, para a área de Administração Pública, há o Bacharelado em Administração Pública na modalidade a distância, oferecido pelo consórcio CEDERJ da Fundação CECIERJ.
Este curso visa à formação de profissionais na área de gestão pública, que busquem contribuir para o alcance dos objetivos e desenvolvimento das organizações governamentais e não governamentais no estado do Rio de Janeiro.
4- Instituições:
No Rio de Janeiro, temos duas grandes instituições privadas conceituadíssimas na área: a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), o Ibmec-RJ e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Entre os melhores cursos de Administração do Brasil, estão os das seguintes instituições públicas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Viçosa (UFV) - Minas Gerais (que possui vestibular seriado) e Universidade de São Paulo (USP).
Outras públicas próximas a nós:
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) (Campus: Niterói, Volta Redonda, Campos dos Goytacazes, Macaé), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Outras privadas próximas a nós:
Unigranrio, Universide Veiga de Almeida (UVA), Universidade Gama Filho (UGF), Universidade e Estácio de Estácio de Sá.
Lembre-se de que para o acesso aos cursos de Ensino Superior privados você pode buscar o PROUNI e/ou o FIES. Para as públicas, vale conferir seus editais e não esquecer que atualmente a maioria das instituições aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Entre no site de cada uma para se informar melhor a respeito delas e converse com seu Orientador Acadêmico sobre sua escolha.
5 – Referências da Internet:
Fluxograma – Administração – UERJ
Administradores.com – O portal da Administração
Curiosidades da Profissão: http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/curiosidades-daprofissao/24516/
Administrador – Habilidades e Características: http://www.administradores.com.br/informese/
artigos/administrador-habilidades-e-caracteristicas/13089/
Guia da Carreira
A profissão de Administrador: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/administracao-deempresas/
Guia do Estudante Ed. Abril (versão online)
Administração: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/administracao-negocios/administracao-600798.shtml
G1 – Vestibular e Educação
O curso e a carreira de administração: http://g1.globo.com/Noticias/0,,IIF1241-5604,00.html
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