domingo, 1 de julho de 2012

ENGENHARIA CIVIL

Você mora aonde? Mora em casa ou apartamento? Quem construiu? Já fez uma obra na sua residência? Quem divide o quarto com irmãos, já pensou em construir seu quarto dos sonhos? Tantas perguntas para chegarmos a uma conclusão: se não fossem os engenheiros civis estaríamos morando aonde? Certamente em um local não muito confiável e agradável!
Vamos conhecer, nos próximos tópicos, um pouco dessa profissão que está tão presente na nossa vida?

1) DEFINIÇÃO
A Engenharia Civil é a Engenharia que basicamente tem dois focos: planejamento e construção de casas, prédios, pontes, ruas e tudo que envolva estruturas. Traduzindo, você vai aprender como podemos construir, gerenciar e planejar uma construção desde uma casa simples até os altíssimos edifícios que nem imaginamos como foram construídos.
Após acabar a faculdade, o bacharel em Engenharia tem que fazer um Projeto Final para se tornar engenheiro. Além disso, para assinar uma construção, ele deve ser cadastrado no CREA(Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia). Mesmo para quem pretende trabalhar na área pública, o CREA é fundamental, pois regulariza e dá suporte ao engenheiro.

2) DISCIPLINAS
Muitos têm o sonho de ser engenheiro civil, mas não possuem a noção do que
precisam estudar para isso. Em primeiro lugar, é preciso muita concentração, pois uma distração pode fazer uma obra ser condenada. Em segundo lugar, gostar muito de matemática e física é essencial, pois fica difícil pra quem não tem o mínimo apreço por essas disciplinas ser engenheiro. Por último, a versatilidade profissional dá o tom do bom trabalho. Isso significa que você vai ter que ficar entre a calmaria de um escritório e a loucura que é uma obra e
conseguir lidar com os dois da melhor maneira possível. Apesar dos cálculos e das disciplinas de Exatas, o engenheiro precisa saber gerenciar e saber expressar seus conhecimentos nas obras. Por isso, o fluxograma contempla disciplinas como Economia, Administração e Normas de Qualidade.
Algumas das principais disciplinas do curso são: Cálculo, Física, Química, Informática, Desenho e muitas Técnicas de Construções Residenciais, Prediais, Hidráulicas, de Transporte e de Estradas.

3) ATUAÇÃO PROFISSIONAL
Quando se fala em Engenheiro Civil, pensamos que ele só vive para construir. Na verdade, seu campo de trabalho é muito variado. Vamos ver cada um deles:

Construções em geral – Projeção, construção e reforma de todo tipo de construção caracterizam essa área. Desde a casa mais simples e pequena até um estádio de futebol como o Maracanã, nota-se que o profissional tem um campo de trabalho mais generalista.

Fundações e Estruturas – Cuida da observação e do planejamento do terreno e da forma como ele vai ser preparado para receber, depois, a construção.

Administração Predial – Aqui, o engenheiro regulamenta e permite a construção de uma obra em determinado local, desde que a sua estrutura não seja afetada.

Construções e Planejamento hidráulico – A área comporta o planejamento e construção de reservatórios e barragens e a correta estruturação da drenagem e da irrigação de plantações, por exemplo.

Planejamento em transportes – O profissional vai planejar e construir, ruas, estradas, metrôs, ferrovias e grandes construções que favorecem o transporte em geral.

Saneamento Básico - Planejamento e construção de redes e estações de tratamento de esgoto e de água.

Geotecnia - Área que estuda a composição dos entes de uma construção, como rochas e tipos de solo para uma melhoria da obra em geral.

4) INSTITUIÇÕES
Como o curso de Engenharia Civil é muito requisitado, ele é oferecido por muitas universidades Brasil afora. Vamos citar aqui os principais cursos no Estado do Rio de Janeiro.
Não deixem de olhar o Folder de boas vindas que receberam logo que começaram a estudar no PVS para ajudar vocês.

Públicas – O curso que é reconhecido como melhor é o da UFRJ. A Faculdade de Engenharia da UFRJ é bem avaliada por seus laboratórios bem equipados e seus professores muito capacitados. Mas como todos os cursos passam por uma rigorosa avaliação do MEC, ser aprovado para a UERJ,UENF, UFF, Rural, Unirio e CEFET é uma conquista muito valorosa. Não podemos esquecer que se você quer tentar a carreira militar, o IME (Instituto Militar de Engenharia) e o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) oferecem um ensino de excelência e são as melhores instituições do Brasil na área.

Privadas – A excelência fica a cargo da PUC-Rio, que oferece um curso tão valorizado quanto o das instituições públicas. Para entrar na PUC você precisa fazer o Vestibular próprio ou usar a nota do ENEM no PROUNI. As outras instituições são: UCP (Petrópolis), UGF (Rio de Janeiro), UNESA (RIO, Friburgo, Niterói e vários outros municípios), UVA (Rio de Janeiro) e muitas outras
espalhadas pelo estado.

Não deixem de pesquisar mais sobre as áreas de atuação do Engenheiro Civil e caso esteja pensando que é necessário ser um gênio em exatas, esqueça isso. Basta ter interesse pela profissão e se dedicar a ela que você será muito feliz e realizará seu sonho.

O fluxograma a seguir é do curso da UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário