domingo, 1 de julho de 2012

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

A profissão de engenheiro é o sonho de quem deseja criar, inovar, modificar a natureza em função do bem-estar da humanidade. O engenheiro necessita de uma sólida formação cientifica e técnica , multidisciplinar , de acordo com as diversas areas de atuação. A sua função é estudar o problema, buscar a solução e os meios para resolver e coordenar o trabalho. Nos próximos tópicos vamos mostrar o que um engenheiro de produção pode fazer no seu dia-a-dia e quais são os motivos para abraçar esse tão desejado ramo da Engenharia.

1) DEFINIÇÃO
Podemos definir a Engenharia de Produção como o ramo que trabalha com os de recursos humanos de uma empresa a fim de gerenciar os recursos financeiros para que a sua produtividade possa ser a melhor possível. Em outras palavras, o engenheiro de produção tem a capacidade de aliar a engenharia com a administração e economia, sendo necessário em quase todas industrias e empresas, pois utiliza de forma otimizada a mão-de-obra,
equipamentos e matéria prima.
Assim como todos os outros profissionais da área da Engenharia, o engenheiro de produção precisa ter o seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) regularizado para desempenhar regularmente a sua atividade.

2) DISCIPLINAS
Você deve supor que precisa ter uma relação muito íntima com a matemática para enfrentar a graduação e está certo, porém não basta isso. O estudante deve flertar bastante com a Administração, Economia e Finanças para que a sua passagem pela universidade seja a mais rica e menos traumática possível.
Tomando como base o fluxograma da UERJ, você terá que fazer, no ciclo básico, disciplinas como Química, Eletricidade, Física, Álgebra e Desenho Técnico. Na parte mais específica, prepare-se para receber os conteúdos de Empreendedorismo, Gestão Financeira, Marketing, Organização Industrial etc.

3) MERCADO DE TRABALHO
A atuação do enegenheiro de produção no mercado é variada e não se concentra num determinado setor, como é possível ver abaixo:

a) análise e estruturação da empresa de acordo com o mercado;
b) gerenciamento da vida financeira de uma empresa ;
c) administração da mão de obra para a produção de bens ou prestação de serviços;
implantar processos de produção;
d) atuação nos varios setores da agroindústria, seja na produção agrícola, no processamento industrial, na comercialização e distribuição de produtos.

Vale destacar que o mercado de trabalho necessita de engenheiros e os de produção têm vantagem em diversas áreas. Na região sudeste (São Paulo) e Sul encontram-se a maioria das vagas. No Nordeste, com a abertura de industrias na Paraiba e Ceará, também há um processo de ampliação do mercado para esse tipo de engenheiro.

4) INSTITUIÇÕES
O nosso estado tem ótimas opções de universidades que oferecem o curso. Recomendamos a leitura do seu folder de boas-vindas.
Públicas: UFRJ (referência na área), UERJ (na modalidade de produção mecânica e de produção química nos campus Maracanã e Resende), UFF (campus Rio das Ostras) e Cefet.
Particulares: nós destacamos a PUC-Rio, Estácio de Sá e Cândido Mendes.

FONTES
Guia do estudante – vestibular 2012 profissões pag 249

O fluxograma a seguir é do curso da UERJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário