segunda-feira, 4 de junho de 2012

Vestibular UERJ: Questão de Biologia (I)

Está aí a primeira questão!
Amanhã teremos mais! Qualquer dúvida perguntem lá no grupo do facebook, NÃO DEIXEM DE PERGUNTAR!
Mc Pedrin Bolado. ;)
Resposta: A – Associar a resposta fisiológica ao hormônio.
1 – Gliconeogênse hepática: Galera, na aula de nutrientes energéticos eu disse que a glicose (carboidrato) é a primeira opção de “energia do corpo”, e que depois nós utilizamos as proteínas e lipídeos. Então, para utilizarmos as proteínas e lipídeos temos que primeiro transformá-los em glicose. O nome deste processo químico é GLICONEOGÊNESE, e ocorre no fígado. A epinefrina, o mesmo que adrenalina, é um hormônio liderado pelas supra-renais que estimula este processo químico, pois o objetivo deste hormônio é preparar o corpo pra uma situação de alerta, onde, provavelmente, precisaremos de uma aporte maior de energia, e para isso precisaremos de glicose disponível para a respiração celular.

2 – Síntese de Glicogênio: Todos já sabem o que é glicogênio, né?! Mas vamos relembrar...  Glicogênio é uma molécula grande pra caramba, constituído por unidades de glicose, ele é uma forma de armazenarmos energia (glicose) no corpo, sendo assim, sempre que falta glicose o corpo vai degradar essa molécula de reserva liberando glicose pro corpo, fácil, não é? Então, o glicogênio fica armazenado principalmente no fígado, mas ele também existe nos músculos. O importante agora é saber que a insulina, hormônio liberado pelo pâncreas, tem a função de permitir a entrada da glicose dentro das células e formar o glicogênio no fígado. Lembrem-se que a concentração de glicose no sangue – glicemia – aumenta muito depois que nos alimentamos!
3 – Todos se lembram da aula de sais, certo? Então nesta aula falamos da importância do cálcio na formação do osso. Comentei nesta aula que o cálcio no osso é dinâmico (um entra e sai bolado), aí entra o Paratormônio. Este hormônio é produzido pela glândula da Paratireóide e é liberado no sangue chegando aos ossos, este hormônio faz com que uma certa quantidade de cálcio seja retirado do osso (Isso se chama DESMINERALIZAÇÃO, ou seja, retira de sais minerais). O Paratormônio é liberado quando a concentração de cálcio no sangue – CALCEMIA -  está muito baixa, pois o cálcio exerce outras funções no corpo, como, por exemplo, na contração muscular e na coagulação sanguínea.

Observem na figura ao lado a posição das glândulas em questão:
PÂNCREAS – que produz a insulina.
SUPRA-RENAL - que produz a adrenalina (epinefrina)
PARATIREÓIDE – que produz o paratormônio.









Observem na figura abaixo a dinâmica da glicemia – concentração de açúcar (glicose) no sangue!









Nenhum comentário:

Postar um comentário