CONCENTRAÇÃO FUNDIÁRIA
O Brasil possui uma alta concentração fundiária, ou seja, a maioria das terras está nas mãos de poucos. Como observamos no mapa abaixo, a maior concentração de terras está na região Centro-Oeste e Norte (Pará, sul do Amazonas e Acre). Isto porque predominam as atividades econômicas ligadas ao agronegócio e pecuária.
Quanto mais pro vermelho no mapa, maiores são as propriedades.
DINÂMICA DO TRABALHO NO CAMPO
Neste mapa, observamos o número de trabalhadores por hectare.
- No Centro-oeste, a agricultura é extremamente modernizada, e, portanto, emprega um número muito reduzido de mão-de-obra.
- No Nordeste, ocorre a predominância de pequenas propriedades rurais, que utilizam mão-de-obra familiar, e por isso, a taxa de ocupação é maior por hectare.
-No noroeste da Amazônia a taxa de ocupação é extremamente alta em razão do extrativismo vegetal.
Pra onde vão esses trabalhadores rurais que são substituídos por máquinas? Cidade. O chamado Êxodo Rural vai contribuir para o aumento do inchaço urbano.
EXPULSÕES DA TERRA
No leste do Pará, temos a maior taxa de expulsão das famílias de suas propriedades. Observamos a problemática região do Pará como campeã nas ameaças de morte.
Isto tem a ver com a grilagem de terras e as expulsões da população (geralmente posseiros).
Além disso, é necessário pensarmos na escravidão por dívida, muito comum nessa região.
Outo fator muito importante é a ameaça de morte de ambientalistas e militantes políticos, uma vez que eles representam uma ameaça ao domínio do latifúndio.
PEQUENA AGRICULTURA FAMILIAR
A produção de feijão, banana e milho, tem uma relação mais direta com a pequena propriedade familiar, por isso observamos uma presença maior dessas culturas no Nordeste, Sul e Sudeste e sua quase ausência no Centro-oeste (com exceção do milho, que também está associada a grande propriedade) e Norte, cuja produção agrícola se destina às “commodities” (soja para exportação).
AGRICULTURA DE EXPORTAÇÃO (AGRONEGÓCIO)
Como já falado, a agricultura de exportação envolve as culturas de soja, laranja, uva, entre outros.
A soja predomina no C.O. A uva, no Sul e no vale do rio São Francisco. A laranja é produzida em SP
Nenhum comentário:
Postar um comentário