Prezado aluno,
Passado o prazo da inscrição, vale a pena conhecer um pouco mais sobre o
modelo geral da prova que será aplicada pela primeira vez no dia 17 de junho e, pela segunda, em 16 de setembro. É preciso saber, em primeiro lugar, o que a banca estadual irá cobrar de você nas 60 questões objetivas.
I. Conteúdos básicos
Assim como o Enem, a UERJ tem a tradição de dividir os conteúdos das disciplinas em eixos interdisciplinares, ou seja, grupos de matérias com os quais certa quantidade de questões pode trabalhar. Veja, abaixo, os três grandes eixos:
1º - Linguagem, Códigos e suas Tecnologias – esse grupo abrange Língua Portuguesa, Literatura e Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol ou Francês – já escolhida por você no ato da inscrição) e procura saber se a sua capacidade de interpretação e compreensão de informações básicas do texto, imagem, charge etc. anda em dia. Nesse grupo, a UERJ explora, entre outras coisas, a construção textual - para avaliar se você sabe a diferença entre os tipos textuais e os diferentes usos do verbo, por exemplo – e alguns elementos literários, ou seja, a poesia, a narrativa e o drama, elementos da narrativa entre outros pontos.
2º - Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – aqui, você vai resolver as perguntas de Biologia, Física, Química e Matemática, a partir das quais a banca interage com a sua habilidade em resolver problemas, calcular grandezas, interpretar dados por meio de gráficos etc. As questões vão envolver funções de 1º e 2º grau, matrizes, geometria, biodiversidade, célula, noções de genética, átomos, funções e reações químicas, estequiometria, leis de Newton etc.
3º - Ciências Humanas e suas Tecnologias – fazem parte desse grupo História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Da organização do espaço, da sociedade e do tempo, passando pelas discussões sobre desenvolvimento urbano do Rio de Janeiro, do Brasil e do mundo, formação da sociedade brasileira, revoluções e conflitos mundiais, globalização, até as relações de trabalho na contemporaneidade, a banca quer saber se você consegue articular e contextualizar fatos, conceitos e momentos históricos.
II. Quantidade de questões e sistema de bonificação
Agora que já vimos rapidamente alguns conteúdos básicos, é importante entender como funciona a dinâmica de quantidade e distribuição de questões, pontuação e bonificação. Como adiantado acima, você terá que resolver 60 questões de múltipla escolha, compostas por 4 alternativas, entre 09h e 13h dos dias 17/06 e 19/09/12 (aplicação do 1º e 2º exame, respectivamente). Quando estiver na sala, sentado na cadeira, você receberá do fiscal, além do cartão-resposta, o caderno de questões e perceberá que as 60 perguntas estão distribuídas da seguinte forma:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – 01 a 21.
Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias – 22 a 43.
Ciências Humanas e suas Tecnologias – 44 a 60.
Repare que, na divisão, o grupo de exatas ficou com o maior número de questões (22), mas isso não quer dizer que as partes de ciências humanas e de linguagens devem ser ignoradas. Lembre-se: todas as questões têm o mesmo valor, ou seja, 01 ponto e, por isso, cada acerto é fundamental! Nesse sentido, toda e qualquer questão deve ser resolvida com o mesmo foco, uma vez que a quantidade de questões certas influencia a sua nota final, à qual será computada a nota da prova discursiva (específica), em dezembro. Vale lembrar que a UERJ atribui um conceito (A, B, C, D ou E) de acordo com o percentual de questões corretas. Dos 60 acertos possíveis, é necessário que você faça o mínimo de 25! Veja a tabela a seguir:
Quando o seu desempenho for alocado em alguma dessas faixas, você receberá até 20 pontos de bônus que serão somados à nota da prova discursiva, cuja pontuação máxima é de 80 pontos. Logo, 20 (bônus) + 80 (prova discursiva) = 100 pontos.
III. Divisão do tempo
Sabendo que o Exame de Qualificação terá quatro horas de duração, você deve compreender que todo tempo é precioso, por isso reserve o primeiro momento da prova para o grupo de disciplinas com o qual você tenha mais facilidade, de maneira a deixar as questões mais complicadas para depois. Fazer primeiro as questões das matérias mais fáceis é o primeiro passo para o melhor aproveitamento da sua prova.
Recomendamos reservar meia hora para a marcação do cartão resposta para que você não se afobe ou marque errado alguma alternativa. Por ter o menor número de questões, a parte de Ciências Humanas pode ser resolvida em um tempo evidentemente menor, mas em relação às linguagens e à prova de exatas, é importante dedicar um tempo maior, pois as questões dessas disciplinas equivalem 75% da prova. Por outro lado, reforçamos: você tem autonomia para distribuir o tempo de acordo com as suas dificuldades.
Enfim, a palavra de ordem agora é ESTUDAR! Ainda há tempo para rever conceitos aprendidos em sala e ligar para o 0800. Se você está tem alguma dificuldade para elaborar alguma estratégia de estudo, converse com o seu orientador e discuta com ele as possíveis soluções no seu plano de estudos. Não tem lugar para estudar? Não há problema: reveja o arquivo com o endereço das principais salas de leitura da sua região.
Você trabalha o tempo todo? Aproveite uma pausa no expediente para levar seu material e reler a aula das últimas semanas e utilize, sempre que puder, os seus domingos, ainda que seja a parte da manhã ou da tarde. O Exame de Qualificação da UERJ exige atenção e treino, mas certamente não é impossível de fazer. Leia o edital, tire suas dúvidas nas orientações acadêmicas, não deixe de ler o caderno de provas da UERJ, leve-o ao polo e faça o melhor que puder. Sucesso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário