01- (UNIFESP) A cana-de-açúcar produzida nos estados de São Paulo e do Paraná alcança produtividade mais elevada por hectare quando comparada à produzida nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. A desvantagem que se verifica no Nordeste deve-se:
A) Aos baixos investimentos na melhoria genética das plantas.
B) À introdução recente daquela cultura nessa região do país.
C) Às frequentes secas que assolam o semi-árido nordestino.
D) À estrutura fundiária concentrada naquela área do Brasil.
E) À baixa altitude do relevo, que dificulta a mecanização.
02- (UEL) Assinale a alternativa que identifica corretamente as condições regionais favoráveis à expansão do cultivo da soja no Centro-Oeste, a partir dos anos 1980.
A)Semelhança do ecossistema com aquele predominante no sul dos EUA, favorecendo o êxito na transferência de cultivares norte-americanos e a adoção de outras tecnologias de produção oriundas daquele país.
B)Incentivos fiscais disponibilizados aos produtores de trigo do Centro-Oeste, visando beneficiar igualmente a cultura da soja, que utiliza, no verão, a mesma área, mão-de-obra e maquinaria do trigo, cultivado no inverno.
C)Topografia adequada à mecanização favorecendo o uso de máquinas e equipamentos de grande porte e a adaptação de novos cultivares às condições de clima e solo da região.
D)A existência de um sistema cooperativista dinâmico que apoiou fortemente a produção, a industrialização e a comercialização das safras de clima subtropical com boa distribuição anual das chuvas.
E)Substituição das gorduras animais (banha e manteiga) por óleos vegetais, aliada à intensa migração que possibilitou a formação de pequenas propriedades com mão-de-obra familiar mais adaptada ao cultivo da soja.
03- (PUC-PR) No Nordeste brasileiro existem áreas que podem ser consideradas "ilhas de modernidade" agrícolas, que empregam técnicas e equipamentos sofisticados e produzem gêneros agrícolas para a exportação, contrastando com a agricultura sertaneja.
O enunciado refere-se à área:
O enunciado refere-se à área:
A) Do Oeste baiano, que produz soja, e o médio Vale do Rio São Francisco, que produz frutas com um sistema de irrigação, destinadas em sua maior parte à exportação.
B) Da Zona da Mata pernambucana, que produz grande quantidade de cana-de-açúcar e que usa modernos equipamentos de colheita que dispensam o trabalho braçal.
C) Da mata de Cocais, no Maranhão, que produz açaí (cuja polpa é exportada) com o uso de moderno equipamento de colheita e secagem.
D) Do litoral, a única área produtora do coco verde, que é exportado para outras regiões do Brasil e é de ampla utilização na culinária regional e nacional.
E) Do Recôncavo Baiano, onde se produz cacau, que é cultivado com auxílio de modernos equipamentos de plantio e colheita, segundo a técnica de sombreamento, considerada uma forma de produção ecológica e preservacionista.
04- (Fatec) Considere o texto apresentado a seguir para responder a questão.
"O grupo móvel do Ministério do Trabalho encontrou 421 trabalhadores em condições consideradas degradantes, em Quirinópolis (GO), sul do estado. O ministério diz ter resgatado os trabalhadores. Originários na maioria de outros estados, eles atuavam no plantio e no corte da cana-de-açúcar, em frentes de trabalho da empresa Agropecuária Campo Alto, sociedade anônima dirigida por um conselheiro da Unica (União da Indústria de Cana-de-açúcar)". (disponível em: acessada em 26/03/2008
Situações como a descrita no texto têm sido comuns pelo menos desde a década de 1970 e estão relacionadas ao crescimento, no campo brasileiro:
Situações como a descrita no texto têm sido comuns pelo menos desde a década de 1970 e estão relacionadas ao crescimento, no campo brasileiro:
A) das relações de meação em áreas de agricultura familiar.
B) da prática do arrendamento capitalista, por cooperativas de trabalhadores.
C) do trabalho assalariado temporário, nas áreas de monoculturas.
D) do sistema de colonato, nas áreas de culturas tradicionais.
E) da agricultura orgânica, baseada no uso intensivo da mão-de-obra.
05-(ENEM) No gráfico a seguir, estão especificados a produção brasileira de café, em toneladas; a área plantada, em hectares (ha); e o rendimento médio do plantio, em kg/ha, no período de 2001 a 2008.
A análise de dados mostrados no gráfico revela que:
A) a produção em 2003 foi superior a 2.100.000 toneladas de grãos.
B) a produção brasileira foi crescente ao longo de todo o período observado.
C) a área plantada decresceu a cada ano no período de 2001 a 2008.
D) os aumentos na produção correspondem a aumentos no rendimento médio do plantio.
E) a área plantada em 2007 foi maior que a de 2001.
06- (ENEM) "Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária - cerca de 35% do rebanho nacional está na região - e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta." (Revista Época, 3/3/2008 e 9/6/2008, com adaptações)
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:
A partir da situação-problema descrita, conclui-se que:
A) o desmatamento na Amazônia decorre principalmente da exploração ilegal de árvores de valor comercial.
B) um dos problemas que os pecuaristas vêm enfrentando na Amazônia é a proibição do plantio de soja.
C) a mobilização de máquinas e de força humana torna o desmatamento mais caro que o aumento da produtividade de pastagens.
D) o superávit comercial decorrente da exportação de carne produzida na Amazônia compensa a possível degradação ambiental.
E) a recuperação de áreas desmatadas e o aumento de produtividade das pastagens podem contribuir para a redução do desmatamento na Amazônia.
07- (PUC-RJ) As FIGURAS A e B apresentam formas de produção em espaços e tempos distintos no território brasileiro.
A opção que descreve corretamente a estrutura socioespacial relacionada às figuras é:
A) FIGURA A: pequena propriedade - elevada produtividade em decorrência da expansão da fronteira agrícola - policultura. FIGURA B: grande propriedade - monocultura - trabalho escravo.
B) FIGURA A: grande propriedade - relações de trabalho servis - produtividade elevada devido à aplicação do conhecimento técnico-científico na produção. FIGURA B: grande propriedade - monocultura - trabalho escravo.
C) FIGURA A: grande propriedade - monocultura - produtividade relacionada à incorporação de terras e superexploração do trabalho. FIGURA B: pequena propriedade - monocultura - desmatamento em grandes proporções da Mata Atlântica.
D) FIGURA A: grande propriedade - adoção do conhecimento técnico-científico no sistema produtivo - emprego de mão-de-obra pouco numerosa e qualificada. FIGURA B: grande propriedade - trabalho escravo - produtividade ligada à superexploração da mão-de-obra e à expansão da área de produção.
E) FIGURA A: pequena propriedade - monocultura - contaminação dos rios e lençóis freáticos. FIGURA B: grande propriedade - predomínio de relações escravocratas - desaparecimento da floresta de araucária.
08-(FUVEST) Observe o mapa.
As áreas assinaladas representam conjuntos de municípios brasileiros, que são os maiores
A) criadores de gado bovino, pois correspondem às áreas precárias em infra-estrutura viária, em geral associadas ao sistema de pecuária extensiva.
B) criadores de gado bovino, pois apresentam terrenos com altas declividades, habitualmente rentáveis no sistema de pecuária extensiva.
C) produtores de soja, pois correspondem a áreas de chapadões e colinas, em geral procuradas por atividades que exigem mecanização.
D) produtores de soja, pois essa cultura exige solos de alta fertilidade, devido ao fato de ser sazonal.
E) produtores de arroz, fato evidenciado pela grande presença de planícies de inundação nestas áreas.
09- (UFG) Os movimentos de luta pela terra no Brasil, oriundos da concentração da propriedade da terra, intensificaram-se na década de 1980 na porção sul do país, por causa
A) do grande número de minifúndios.
B) do intenso processo de modernização da agricultura.
C) da expansão da fronteira agrícola.
D) da tradição camponesa dos imigrantes europeus.
E) das ações organizadas pelas Ligas Camponesas.
10- (UFJF) Leia, com atenção, o texto a seguir:
"Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo. Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%)." (Fonte: www.mda.gov.br)
Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:
A) Latifúndio de exploração
B) Monocultura de subsistência
C) Agricultura familiar
D) Agricultura de 'plantation'
E) Agricultura de terraceamento
GABARITO:
1 – A
2 – C
3 – A
4 – C
5 – D
6 – E
7 – D
8- C
9 – B
10 - C
Nenhum comentário:
Postar um comentário